Trata-se de uma reformulação e ampliação de uma unidade industrial.
A empresa em causa é a maior unidade de fabrico de material elétrico do país, e uma das maiores da europa, e pretende dotar o complexo de uma zona de formação, investigação e divulgação.
Além disso, uma das necessidades seria criar uma ligação que permitisse circular entre o edifício de apoio e a zona principal de produção e fabrico.
Assim sendo, no volume de serviços central foi criado um corpo que o sobrevoa e liga à zona de fabrico através de um passadiço em forma de “L”.
No corpo a ampliar irão existir vários gabinetes técnicos, e laboratórios, além de um espaço multiusos/polivalente com acesso ao jardim exterior através de escada.
O metal, vidro e madeira assumem destaque tanto o novo volume como na reformulação da imagem do corpo que serve de base.
Existe ainda um elemento mais próximo da zona administrativa que se destaca do corpo central e identifica claramente o modo de acesso ao volume superior.
O passadiço de ligação apoia-se no corpo de serviços e numa zona de acesso/hall à fábrica, e depois desenvolve-se agarrado ao alçado poente até aos laboratórios de apoio fabril.
Interiormente o edifício possui aberturas várias para o exterior através da métrica que se reflete no vidro, existem zonas de entrada de luz superior e ainda vãos para o piso inferior, nomeadamente a zona central de circulação.
O espaço polivalente possui um dos lados todo em vidro voltado à zona posterior ajardinada e com escada exterior que permite rápido acesso à zona de comer/lazer.
2022
Marinha Grande
Indústria