Inicialmente quando fomos contactados pelo promotor deparámo-nos com uma estrutura de betão armado abandonada há vários anos e ocupada/vandalizada numa artéria importante da freguesia de Gueifães (Av. Dr. Germano Vieira). Toda a zona estava implícita como de forte crescimento urbano no entanto o mesmo estava estagnado, fruto de várias vicissitudes e contratempos.
O enorme desafio de usar toda aquela grande estrutura de 4 pisos mais cave numa composição que fosse de encontro à ideia arrojada do promotor de transformar aquele corpo abandonado num ponto que servisse de charneira para o desenvolvimento da zona. Assim, as 16 tipologias foram mantidas, as circulações horizontais e verticais também já estavam definidas.
Foi criada uma capa a envolver o edifício com duas cores que contrastam e definem 3 volumes, a cinza o volume da caixa de escadas e elevadores bem como as varandas salientes, a bronze o restante edifício. Criámos ainda um revestimento alternativo no envasamento do edifício e que se prolonga pelos muros de vedação e acessos.
2018
Maia
Habitação